On-Off: A válvula ideal para seu processo

Por Solution Controles em 30/04/2020

A principal proposta da Válvula On-Off da Solution Controles é a adequação para cada processo. Suas diversas configurações se adequam a cada aplicação levando em consideração os diversos aspectos do processo, as normas necessárias e oferecendo confiabilidade e autonomia. A válvula automática é destinada para controle de fluxo e opera em duas posições: Total aberta ou total fechada e é produzida em conformidade com as normas ISO 9001 e ANSI.

As muitas possibilidades de projeto da Válvula On-Off demonstram esta flexibilidade. A válvula pode ser projetada nas classes V, VI ou VI, esta última do tipo estanque 100%, além de suportar temperaturas entre -140ºC e 1000ºC sob pressões de até 425bar. Veja abaixo as possibilidades de cada elemento da válvula:

O Monitor de Posição

Os monitores de posição, produzidos pela TopWorx, são projetados com alta tecnologia, certificados para área de risco em conformidade com as diversas normas e possuem diversos protocolos de comunicação como Foundation, Profibus, DeviceNet, ASI e HART. 

Com parafusos cativos na tampa e conexões do tipo 1/4″DD ou NAMUR, suportam temperaturas entre -60ºC e 175ºC, são de fácil instalação e possuem classificação NEMA tipo 4, 4x, IP66 e IP67. 


Display resistente.
 Seu display é produzido em policarbonato e é resistente a impactos. Ajustáveis e customizáveis, possuem perfil mais baixo que 1.3/4″ e podem ser fornecidos nas cores Verde e Vermelho ou Amarelo e Preto.

Teste PST. A versão D-ESD dos monitores possui o Partial Stroke Test com módulo de controle do sensor para fechar parcialmente a válvula sem interromper o processo; Indicação de passagem ou falha através do retorno do sinal de resposta alto ou baixo; Sensores de posição aberto e fechado para feedback para DCS ou PLC entre outros opcionais.

O atuador pneumático ou elétrico

Atuador pneumático. Do tipo Simples e Dupla ação, os atuadores da série S40 – S400, combinam a mais recente tecnologia e design moderno que permite maior qualidade e desempenho. São econômicos e estão em conformidade com as diferentes normas nacionais e internacionais. Produzidos em Liga de Alumínio, suportam pressões de 2 à 8bar e temperaturas entre -40°C e 150°C. Possui padrão NAMUR e VID / VIE3845 e seu projeto simétrico permite a ação rápida e estável, alta precisão e potência, assim como  rotação reversa. 

Atuador Elétrico. Com design compacto, o atuador elétrico, produzido pela Valpes, possui indicador de posição modular (VR) ou esférico (VS) e sistema de desacoplamento para substituição manual segura. Os Atuadores para válvulas rotativas 90°, multi-voltas e lineares possuem caixa em materiais termoplástico e alumínio e funções On-Off, proporcional 4-20mA, 3 Posições além da Fail-Safe. Contam com proteção IP65, IP66, IP68 e Exd e possuem alimentação 12Vdc, 24 Vdc, 110Vac, 220Vac, 3x220Vac, 3x380Vac, 3x440Vac, entre outras.

As válvulas tipo esfera, borboleta, gaveta e globo


Válvula de Esfera.
 A válvula de esfera pode ser projetada do tipo Flutuante, TopEntry, Side Entry, Criogênica ou Trunnion. Com construção ASME B16.34, a válvula suporta temperaturas entre -40°C e 350°C permitindo ser projetada com as Classes ANSI de 150 a 4500lbs. Com vedações em PTFE, PTFE + 15%FV, PTFE +25%CG, Delrin, Peek, Peek modificado, Metal/Metal entre outras, a válvula pode receber revestimento em Diamantação DLC, Carbeto de Tungstênio, Stellite, HVOF entre outros, e conta ainda com Sistema Anti-estático, Pintura especial, Parafusos e porcas em Xylan, Design Fire-Safe entre outros itens como opcional.

Válvula Borboleta. As válvulas Borboleta dos tipos Concêntrica, Bi-Excêntrica, Bi-Excêntrica de Alta Performance e Tri-Excêntrica, foram  projetada para aplicação aos diversos setores da indústria química, farmacêutica e de alimentos e em serviços pesados, especialmente nos setores de Construção naval e Petroquímica. Com dimensional entre 2” e 48”, suporta temperaturas entre -196°C e 700°C e pressões de até 77bar, sendo projetadas com as Classes ANSI 150, 300 ou 600lbs. Com vedações Classe VI (Estanque 100%), conta com conexões tipo Wafer ou Lug e sede resiliente em PTFE, Metal/Metal ou Carbografite. A válvula conta ainda com Revestimento em Epóxi, PU, STL, 13Cr, F51 entre outros.


Válvula Gaveta. 
válvula Gaveta pode ser aplicada nos setores industriais para controle do fluxo, apresentando como vantagem a abertura total para passagem do fluido. Com face a face padrão ANSI B16.10, a válvula suporta temperaturas entre -195°C e 650°C permitindo ser projetada com a Classe ANSI 150lbs. Com conexão flangeada e sedes Metal/Metal ou Resiliente, suportam pressões de até 425bar e conta com opcionais como Trava cadeado, Monitor de Posição entre outros.

Válvula Globo. A Válvula tipo Globo Selada, da série VF, conta com projeto simples, de fluxo aerodinâmico com fole de parede dupla, concebidos para alta durabilidade. A válvula possui indicador de posição, lubrificador, vedação secundária de segurança e é recomendada para sistemas de Vapor, Gás, Líquido, Condensado,Óleo Térmico e Água. Com conexão flangeada, a válvula suporta temperaturas de até 350°C e pressões de até 25bar. Suas sedes podem ser tipo Metal/Metal ou Resiliente e pode ser projetada com plug parabólico e com vedação em PTFE.

A válvula ideal para o seu processo. Essa é a proposta da Válvula On-Off da Solution Controles, uma válvula com diversos opcionais e projetos. Entre em contato com nosso departamento técnico / comercial e conte com todo o conhecimento e agilidade de nossa equipe:

Conheça os CODES da Solution Controles: Os CODES fazem parte do processo de fornecimento que, através de sua equipe qualificada, comunicação simplificada e da troca de informação constante aliada ao conhecimento técnico, visa especificar e dimensionar equipamentos e sistemas de controles adequados para cada processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *